Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
REACHER
Gênero: ação (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Na nova temporada, Jack Reacher chega trazendo mais ação e mistérios do que no primeiro ano. O personagem, dos livros escritos por Lee Child, é um veterano do Exército americano que investiga casos de ex-soldados. Estrelada por Alan Ritchson, a nova temporada é uma adaptação de Azar e Contratempo, o 11º livro de Child, onde Jack tem que descobrir por que membros de seu antigo pelotão estão sendo mortos. Tudo fica mais complicado quando uma pista em Atlantic City revela que existe algo muito mais sério e violento por trás desses crimes. É bom lembrar que o personagem já foi interpretado por Tom Cruise nos filmes Jack Reacher: O Último Tiro (2012) e Jack Reacher: Sem Retorno (2016), ambos disponíveis no Netflix.
IRMÃOS SUN
Gênero: comédia de ação
Onde assistir: NETFLIX (trailer)
Michele Yeoh é considerada a “primeira dama” dos filmes de artes marciais, desde que fez Justiça em Dose Dupla (1985). De lá pra cá, foi parceira de Jackie Chan em vários filmes de ação, bondgirl em 007 – O Amanhã Nunca Morre (1997), estrelou O Tigre e o Dragão (2000), indicado ao Oscar, e ganhou o Oscar de Melhor Atriz com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022). Por isso, quando ela encabeça uma série de ação sobre uma família do crime organizado de Taiwan, prepare-se para uma divertida e movimentada produção, com aventuras e artes marciais de primeira linha. Michelle faz a mãe que se escondeu dos inimigos do marido, chefe de uma das tríades da Ásia, vindo morar nos Estados Unidos com o filho mais novo. Passados mais de dez anos, chega o mais velho para avisar a mãe que a vida deles corre perigo. Uma nova gangue está eliminando os antigos membros das tríades, e Michelle é o alvo principal. Uma série que mantém o espírito dos bons filmes de artes marciais feitos em Hong Kong, além de trazer um componente dramático que dá mais profundidade aos personagens.
SLOW HORSES – NOVA TEMPORADA
Gênero: policial (4 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Se alguém tinha dúvidas da capacidade do britânico Gary Oldman se transformar nos mais estranhos personagens, basta ver Jackson Lamb, personagem principal desta série. Jackson é o responsável por uma divisão do serviço secreto britânico (MI5), para onde são designados os agentes que falharam durante uma missão. São os “cavalos lentos” do título, e o único jeito de voltarem ao jogo principal é realizando missões mais do que arriscadas. A série é uma adaptação dos romances de espionagem Real Tigers, de Mick Herron. Na nova temporada, uma conexão romântica em Istambul ameaça expor um segredo do MI5 em Londres. Quando Jackson e sua equipe de agentes atrapalhados são levados para a luta, descobrem-se envolvidos numa conspiração que ameaça o futuro do próprio Serviço Secreto. Oldman, que no cinema já foi Churchill, Beethoven e até o Conde Drácula, faz um chefe ao mesmo tempo genial e impiedoso com seus homens.
UM TRILHÃO DE DÓLARES
(One Trillion Dollars, 2023)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Imagine a revolução que seria sua vida ao saber que você é herdeiro de mais de 1 trilhão de dólares. E que a pessoa que lhe deu essa fortuna deixou uma enigmática mensagem: usar o dinheiro para “proteger o futuro”. John Fontanelli ainda não está acreditando que tem toda essa grana e que sua futura casa é uma gigantesca mansão no interior da Itália. Quando sua vida se torna alvo de uma organização secreta, que pode estragar tudo, John decide mudar radicalmente. Uma surpreendente série produzida na Alemanha, mantendo os tons sombrios da misteriosa mansão, e introduzindo uma dose de ficção-científica na história. No papel central, o alemão Philip Froissant, já visto em A Imperatriz (2022, Netflix). São seis eletrizantes episódios. Curiosidade: o título alemão original é “Um Bilhão de Dólares”.
A HISTÓRIA DELAS
Gênero: drama (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
A prisão de seu marido, por um caso de corrupção no governo federal, deixa Isabel (Letícia Spiller) e sua filha Ana Rosa (Bia Arantes) numa situação bem complicada. Com todos os seus bens congelados pela Justiça, Isabel não pode ficar mais no apartamento onde morava com a filha e o marido corrupto. Elas então são obrigadas a morar com sua antiga empregada Marta (Cris Vianna) e a filha dela, Ana (Emma Araujo), na casa que Isabel ajudou a comprar num subúrbio de São Paulo. As quatro mulheres têm o desafio inicial de conviver nessa delicada situação, onde antigas diferenças poderão aflorar. Surpreendente drama com uma história surreal, mas verdadeira.
ORIGEM – NOVA TEMPORADA
(From)
Gênero: terror (2 temporadas, 20 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Jim e Tabitha Matthews estão levando seus filhos para uma viagem pelo interior dos EUA. Uma árvore caída na estrada os obriga a fazer um retorno e passar por um pequeno vilarejo. Eles pedem informação para o xerife local para chegar à rodovia principal, mas minutos depois estão de volta à mesma cidade. Quando seu trailer sofre um acidente, o xerife avisa que eles terão que passar a noite no lugar. Se tentarem sair, serão mortos! A família descobre, a duras penas, que a cidade aprisiona todos os que entram. E, à noite, surgem criaturas das trevas. É um dos roteiros mais criativos dos últimos anos, uma bela mistura de terror e ficção, onde a cada nova resposta surgem mais estranhas perguntas. A nova temporada dá um pouco de luz à história, nesse verdadeiro pesadelo visual.
RAINHA CHARLOTTE: UMA HISTÓRIA DE BRIDGERTON
(Queen Charlotte: a Bridgerton Story)
Gênero: comédia épica
Onde assistir: Netflix (trailer)
Quem acompanhou a série Bridgerton, versão bem-humorada da corte inglesa do século 19, vai se divertir com essa adaptação feita pela roteirista e produtora Shonda Rhimes, criadora das duas produções. A minissérie mostra os acontecimentos antes e durante o casamento de Charlotte com o Rei George III, com muito drama, humor e paixão. Além de fotografia e cenografia primorosas, o roteiro mostra a importância desse casamento real, com momentos divertidos de uma tradicional comédia romântica inglesa. Charlotte é interpretada por India Amarteifio, que esteve nas séries Sex Education e The Tunnel. E o papel do Rei George III é feito por Corey Mylchreest, de Sandman. Para os fãs de Bridgerton, é programa obrigatório.
FAMÍLIA SOPRANO – 25º ANIVERSÁRIO
Gênero: drama (6 temporadas, 86 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Se você ainda não teve oportunidade de conhecer, esta foi uma das séries que revolucionaram a televisão, entre 1999 e 2007. A HBO está comemorando os 25 anos da estreia da família criada por David Chase, o mesmo do clássico Arquivo Confidencial. Acompanha a vida de Tony Soprano (James Gandolfini), um dos chefes da máfia de Nova Jersey, que começou a questionar seu estado emocional enquanto lidava com os problemas de sua família e do crime. Tony decide se aconselhar com uma psiquiatra (Lorraine Bracco), algo que ele precisa fazer em segredo para que ninguém da gangue o questione. Essa dualidade na vida de Tony foi o que transformou a série num grande sucesso, ganhando o Emmy de Melhor Drama (Gandolfini e Eddie Franco, pelo seu trabalho como Carmela, esposa de Tony, também foram premiados).
A GRANDE ILUSÃO
(Fool me Once)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A obra do escritor de suspense e mistério Harlan Coben tem sido constantemente adaptada pelo Netflix. Já são oito adaptações, como Não Fale com Estranhos, Fique Comigo, Confie em Mim e Safe. A mais recente é esta, de um livro publicado em 2016. Conta história de uma ex-piloto da Força Aérea Britânica que carrega o trauma de um incidente durante missão no Oriente Médio. Ela fica chocada ao ver imagens de uma câmera de segurança de sua casa, onde seu marido brinca com a filha. O problema é que o marido foi assassinado num assalto dias antes. Ela começa a investigar o caso por conta própria, porque a polícia não a leva a sério. E aos poucos o que parecia um mistério torna-se ponto de partida para uma chocante revelação. Com mistérios, suspeitos e surpreendentes reviravoltas, no melhor estilo do suspense clássico, tem todos os elementos que fazem da obra de Coben um entretenimento de qualidade.
O JOGO DA MORTE
(Death’s Game)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Já deve ter ficado claro, para quem gosta do cinema asiático, que temas ligados ao sobrenatural têm um peso muito diferente que no Ocidente. Isso se deve a uma mistura de conceitos religiosos que vem desde o século 15, quando os ocidentais pisaram no Japão, Coreia e China. Vejam, por exemplo, o filme O Grito (Netflix, 2020), sobre possessão espiritual maligna numa casa. Na produção coreana O Jogo da Morte conhecemos o jovem Choi, que está desiludido e decide tirar a própria vida. Mas, do “outro lado”, ele encontra com a Morte na frente do portão do inferno. E ela tem uma proposta simples: para evitar esse destino, ele deve morrer no corpo de doze pessoas diferentes! A série tem uma dose forte de violência gráfica, assustadores efeitos visuais, e ao mesmo tempo defende que nossas decisões para garantir um futuro melhor têm sempre que passar por uma dose de sofrimento.