A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (clique aqui para baixar) traz uma reportagem sobre soluções para quem tem pouco espaço em casa. Se você é um desses, ali estão sugestões de arquitetos e integradores para otimizar a área disponível na montagem de um sistema de áudio & vídeo.
Complementando aquelas dicas, aqui estão sugestões de aparelhos que podem garantir uma boa qualidade de som interferindo o mínimo possível na circulação das pessoas e na decoração do ambiente. São produtos à venda na internet e/ou em lojas especializadas, credenciadas pelos fabricantes, onde se pode inclusive ouvir demonstrações (clique nos links). Confira:
SUBWOOFER SLIM
A fabricante catarinense Frahm foi uma das que encontraram a solução: seu modelo RD-SW é slim, com apenas 38cm de largura, com gabinete em PET industrial desenhado para se encaixar em espaços mínimos. Seu falante de 8” libera 100W RMS de potência, com um duto de saída em espiral para maior profundidade nos graves.
CAIXINHAS ESFÉRICAS
Criadas na Inglaterra, as caixas da Gallo Acoustics conquistaram fãs em vários países pela originalidade do design. Os modelos Micro e Micro SE medem apenas 4” (10cm) de diâmetro e podem ser montados num móvel, mesa, parede ou até no teto (com pendente). A empresa também produz o subwoofer esférico TR-3D para reforçar os graves.
AMPLIFICADOR COMPACTO
Para ouvir música sem fio em pequenos ambientes, uma boa opção é este BTA-1 G2, novo amplificador da AAT. Com 60W RMS e apenas 10cm de largura (4cm de altura), ele se comunica por Bluetooth 5.0, podendo ficar até escondido na sala para receber sinal de um smartphone, notebook etc. Basta parear uma ou duas caixas Bluetooth para ouvir suas playlists do streaming.
CAIXA ACÚSTICA INVISÍVEL
Esta é uma das soluções mais originais para quem quer poupar espaço – ou simplesmente quem gosta de ambientes clean. Na linha Invisible Series, da marca americana Sonance, o falante vem numa placa que deve ser acopada ao gesso (veja neste vídeo). E a caixa de fato “some” no teto ou na parede. Mas a instalação precisa ser feita por um técnico credenciado pela distribuidora Audiogene.
SUBWOOFER DE TETO
Tradicionalmente, não se pensaria em colocar no teto – ou seja, montado sobre o forro de gesso – um aparelho como o subwoofer. Essa caixa acústica geralmente é pesada, vibra muito e a dispersão dos graves não é direcional – daí por que na maioria dos projetos o sub é colocado no chão. Mas a JBL é uma das empresas que encontraram a solução: o sub 19CST, de 8”, reproduz até 42Hz com cobertura de 180º. Com 34,5cm, já inclui transformador para redes de 100V e 70,7V, com chave seletora frontal.
PROJETOR DE CURTA DISTÂNCIA
Outra solução interessante para não ocupar muito espaço. O projetor 4K HU715Q, da linha LG CineBeam, é o que se conhece pela sigla UST (em inglês, “ultra curta distância”). Pode ficar a até 30cm da parede para projetar imagens de até 120”. Sua taxa de brilho de 2.500 ANSI Lumens conta com o reforço de um sensor que analisa a luminosidade ambiente e ajuste a imagem de acordo.
SUPORTE DE TV OCULTO
A fabricante gaúcha Like Pi Domótica vem se especializando em criar soluções que aliam economia de espaço a elegância e praticidade. Veja nas duas fotos como funciona seu suporte para TVs de até 65”. A estrutura metálica fica embutida no móvel e, ao toque no controle, sobe suavemente a tela (veja aqui um vídeo). A empresa também produz suportes de teto.
SOUNDBAR DE PERFIL FINO
Para melhorar o som reproduzido pelas TVs, as soundbars são sem dúvida uma solução prática (veja esta casa). Mas, ao escolher, é importante verificar as medidas: se a caixa for muito alta, pode cobrir parte da tela. O modelo SR-C30A, da Yamaha, com apenas 6cm de altura, vem com ajustes para quatro tipos de conteúdo: música, programas de TV, jogos e filmes.