Um recurso chamado Adaptive Low Volume, que equaliza a pressão sonora em tempo real de acordo com as frequências reproduzidas, é uma das inovações da soundbar SR-C30A, que acaba de ser lançada pela Yamaha. Segundo o fabricante, essa caixa possui modos de ajuste para música, filmes, games, programas de TV e podcasts.
A adaptação do nível de volume se baseia no conceito de que o ouvido humano percebe cada grupo de frequências (graves, médios e agudos) de forma diferente. Essa ideia foi lançada originalmente nos anos 1930 por dois cientistas americanos, e posteriormente padronizada como “Curva Fletcher-Munson” pela ISO (International Standards Association).
O conceito resultou na criação do ajuste Loudness, utilizado em equipamentos analógicos para suavizar as diferenças entre as frequências. Na versão digital, foram criados softwares de compressão com essa finalidade. Segundo a Yamaha, o Adaptive Low Volume analisa o sinal em tempo real para equalizar a reprodução sem compressão, assim preservando a faixa dinâmica – diferença entre os níveis mais alto e mais baixo de cada frequência.
Outros recursos da soundbar C30A são Clear Voice, para acentuar os sons de vozes (como os diálogos dos filmes e games); e 4 modos de áudio: Estéreo (para música e podcasts), Padrão (programas de TV), Filme 3D e Jogo.
A nova soundbar Yamaha possui 2.1 canais, com um falante full-range de 4,6cm e um woofer de 13cm, liberando potência de 90W RMS em estéreo; acompanha um subwoofer sem fio de 50W. Com 60cm de comprimento e 6,4cm de altura, a soundbar traz entradas HDMI ARC, digital óptica e RCA (áudio analógico), além de Bluetooth para comunicação com dispositivos móveis.
Para mais detalhes, acesse este link.
FONTE: Yamaha
Temas relacionados:
Testamos o receiver Yamaha com IA e 9.2 canais de 150W
AAT lança sua soundbar Dolby Atmos, com 450W de potência