Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
BEBÊ RENA
(Baby Reindeer, 2024)
Gênero: drama (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Enquanto tenta se estabelecer como comediante de stand-up, Donny mora na casa da mãe de sua ex-namorada. Mas jamais poderia imaginar que sua vida estava prestes a mudar tanto. Quando Martha, uma advogada com olhar triste, entrou no bar onde ele trabalha e pediu uma água – ela não tinha dinheiro. Donny serviu um chá e disse que era por conta da casa. Esse simples gesto leva a uma amizade com aquela mulher, que tem problemas de peso e talvez de autoestima. Donny vai percebendo que Martha parecia querer algo mais dele. Talvez um relacionamento mais efetivo… e a amizade se transforma em pesadelo quando Donny descobre uma rede de mentiras. Martha tramava contra ele, revelando segredos de sua vida e até seus traumas ocultos. Baseado na vida real do ator Richard Gadd (de Outlander), que interpreta Donny, a série é um mergulho intenso na mente dos personagens.
FRANKLIN (2024)
Gênero: drama épico (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Benjamin Franklin não é conhecido apenas por suas experiências com eletricidade (foi o inventor do para-raios). Acima de tudo, foi um dos Founding Fathers, artífices da independência dos Estados Unidos. Para contar mais detalhes sobre esse personagem, a minissérie explora uma das maiores apostas da carreira de Franklin. Aos 70 anos, sem nenhum treinamento diplomático, ele convenceu a França – uma monarquia absolutista – a apoiar o experimento de democracia dos EUA. Com carisma e engenhosidade, Franklin superou espiões britânicos, informantes franceses e colegas hostis, tudo isso enquanto arquitetava a aliança franco-americana (1778) e a paz final com a Inglaterra (1783). A missão francesa, de oito anos, foi o serviço mais vital de Franklin a seu país, sem o qual os democratas não teriam vencido a guerra pela independência (1776-1783). A produção é estrelada por Michael Douglas, vencedor do Oscar por Wall Street – Poder e Cobiça (Star+) e do Emmy por Minha Vida com Liberace (Max); Douglas também é coprodutor. O roteiro foi adaptado do best-seller A Great Improvisation: Franklin, France and the Birth of America (“A Grande Improvisação: Franklin, França e o Nascimento da América”), de Stacy Schiff, vencedora do Pulitzer.
O PROJETO LÁZARUS
(The Lazarus Project, 2022)
Gênero: aventura de ficção científica (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Universal+ (trailer)
O título desta produção britânica se refere a uma organização secreta que, quando o mundo corre perigo de extinção, promete fazer o tempo voltar. Como no filme Feitiço do Tempo (1993), com Bill Murray (Apple TV+), temos aqui um exemplo de loop-temporal, em que determinados fatos se repetem dia após dia, sempre na mesma hora, e ninguém sabe por quê. O tal feitiço atinge George, um criador de aplicativos que pede sua namorada em casamento; ela fica grávida em meio a uma pandemia e, quando vai levá-la ao hospital, George acorda no mesmo dia em que pediu sua mão. A situação se repete, até que ele vai trabalhar no Projeto Lazarus, onde acaba participando de uma série de incidentes. Criativa no tema, a série coloca o grande questionamento sobre mexer ou não com o destino das pessoas. Deixe a discussão filosófica de lado, e embarque numa grande aventura no tempo e no espaço.
MONK (2002-2009)
Gênero: comédia policial (8 temporadas, 124 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Não existe na história da televisão um detetive como Adrian Monk. Criada pelo produtor e roteirista Andy Breckman, ex-redator do Saturday Night Live, a série mostra esse ex-investigador de São Francisco que, anos antes, fora aposentado compulsoriamente após a morte da esposa, quando o carro dela explodiu. Dotado de um senso de observação e dedução digno de Sherlock Holmes, os problemas de Monk são apenas que ele tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e tem fobia de germes. Isso não o impede, claro, de tentar resolver mais complicados, embora sua obsessão seja descobrir quem matou sua esposa. Divertida e cheia de reviravoltas, muitos críticos consideram a série uma versão bem-humorada do clássico dos anos 70, Columbo. Mas Monk tem sua própria personalidade. Pode conferir e se divertir. A série garantiu oito indicações ao Emmy para Tony Shaloub, que ganhou quatro como Melhor Ator; ele depois estaria em sucessos como Maravilhosa Sra. Maisel (Prime Video) e o filme Homens de Preto III (Max).
PENNY DREADFUL (2014-16)
Gênero: policial (3 temporadas, 27 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
A expressão Penny Dreadful está relacionada com uma revista com histórias de terror e suspense, vendida a um penny inglês, no final do século 19. O produtor e roteirista John Logan, de A Invenção de Hugo Cabret (2011) e 007 – Operação Skyfall (2012), ambos no Apple TV+, desenvolveu a série com personagens da literatura de terror e suspense, numa produção de dar medo. O quarteto principal é formado pelo explorador Murray (Timothy Dalton), Chandler (Josh Harnett), Victor Frankenstein (Harry Treadway) e Vanessa (Eva Green). Murray é o pai de Mina, personagem de Drácula; Chandler, um cowboy americano que vai a Londres tentar se curar da licantropia, que o transforma em lobisomem nas noites de lua cheia; o Dr. Frankenstein vem realizando experiências com corpos mortos; e a sra. Vanessa tem poderes paranormais. Os quatro se unem para combater uma força misteriosa que pode transformar a cidade num inferno sobre a Terra. São histórias de arrepiar e muito bem escritas.
DA PONTE PRA LÁ (2024)
Gênero: drama (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Não pense em ver uma versão brasileira moderna do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Este é um drama que não investiga apenas as diferentes classes sociais que coexistem na maior cidade do Brasil. O título se refere ao fato de que São Paulo é cortada por vários rios, indicando uma distinta separação de classes. Quem vive cercado pelos rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros são as famílias de maior poder aquisitivo. E quem está fora, segundo os criadores da série, luta para sobreviver às diferenças sociais. É o que acontece com Malu, uma jovem da periferia que se infiltra numa escola da alta sociedade para descobrir quem matou seu amigo Ícaro, um jovem trans. Ela acaba se envolvendo com Enzo, um jovem rico com temperamento explosivo, sempre tendo fortes discussões com o pai. E se sabe que o crime foi cometido por alguém da elite paulistana. Todos os episódios foram rodados em São Paulo, com direção de Rodrigo Monte e produção executiva de Vicente Amorim.
ALPHONSE (2023)
Gênero: comédia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
A série estrelada pelo ganhador do Oscar Jean Dujardin, do filme O Artista (2011, Apple TV+), entrou no streaming exatamente quando o diretor, Nicolas Belos, enfrentava os tribunais franceses por acusações de agressão sexual. O personagem central é Alphonse, que decidiu se reconectar com o pai, com quem mal conviveu ao longo da vida. Para sua surpresa, essa reconexão o faz descobrir uma vocação surpreendente: satisfazer sexualmente qualquer mulher! Ele parte para uma viagem fascinante, e totalmente alucinada, em busca de algo perdido em sua própria vida. Excelente trabalho de Dujardin, um talento descoberto somente depois de O Artista.
ÚLTIMAS FÉRIAS (2023)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Durante as férias, um grupo de amigos decide celebrar no litoral os últimos momentos juntos antes de irem para a faculdade. Mas o misterioso assassinato de um deles coloca o grupo na delicada situação de descobrir o responsável antes que o crime acabe com suas próprias vidas. Excelente produção de mistério e suspense com personagens adolescentes, numa narrativa envolvente mostrando o passado deles e como cada um pode ter cometido o crime. A investigação, conduzida pela delegada Vera (Bella Camero, de Bom Dia Veronica), brinca com o espectador ao não revelar inicialmente quem morreu. E, ao mesmo tempo, vai traçando a relação entre eles no passado.