As soundbars estão cada vez mais avançadas em seu propósito original de apenas melhorar o som da TV, conforme mostramos na edição 326 (clique aqui para baixar). Exemplo disso é a JBL BAR 1300X, de 585W RMS, que vem com caixas surround sem fio e subwoofer ativo de 12”. Com 22 falantes no total, esse sistema é o primeiro capaz de reproduzir trilhas Dolby Atmos e DTS:X em uma configuração de 11.1.4 canais.
Pesando 27kg, a embalagem surpreende pela quantidade de itens incluídos, lembrando um sistema de home theater in-a-box. Afora a soundbar, há duas caixas surround removíveis, subwoofer, controle remoto, cabo HDMI, cabos de força, suportes de parede para todas as caixas e acabamentos laterais que devem ser colocados na soundbar quando não está recarregando as surround.
A soundbar tem comprimento de 137cm, combinando melhor com TVs acima de 65”. Mas, retirando as surround nas laterais, a barra fica com 1m, como a maioria, podendo ser usada com TVs menores. Com 6cm de altura, a BAR 1300X pode ficar embaixo de qualquer TV, sem atrapalhar a visualização da tela.
Destaca-se ainda a profundidade de 14cm dessa soundbar, para acomodar seus 21 falantes. São 15 pequenos drivers na barra principal, sendo dois de efeitos aéreos (2,75”) voltados para cima, produzindo 325W; e três em cada uma das satélites surround, um deles para cima, com 55Wx2. O visual da 1300X é simples, em ABS rígido com um discreto visor no lado direito e três botões na superfície, para controle de volume e seleção de entrada (HDMI, Bluetooth).
CAIXAS SURROUND SEM FIO, COM BATERIA
Cada surround neste conjunto traz sua bateria interna com autonomia de 12 horas, ou um pouco mais (14h) se o volume nos filmes for moderado (até 50%); um led vermelho pisca e o aviso “REAR SPKR LOW BATT” é exibido no visor da soundbar. A recarga dura em torno de 3 horas e meia), bastando aproximar as satélites da barra para acoplamento magnético, que facilita a alimentação inclusive em standby.
Como a recepção de áudio é por Bluetooth, essas surround podem ser destacadas da soundbar e pareadas com um celular, de modo individual ou estéreo, para ser usadas como caixas sem fio em outros ambientes da casa. Não por acaso, na traseira de cada surround a JBL adicionou uma entrada USB-C, para receber alimentação direta até de um carregador de celular.
Outra caixa que chama a atenção nesse sistema é o robusto subwoofer down-firing de 12”, com 150W e duto de ar traseiro, quase um “monstro” perto dos subs compactos que acompanham a maioria das soundbars. O sub JBL tem boa aparência com cantos ligeiramente curvos e pés com ponteiras de borracha; e se incomodar na frente da sala, pode ser posicionado atrás do sofá ou de outro móvel. Sua resposta é especificada em até 33Hz (-6dB).
CONEXÕES, AJUSTES E ASSISTENTES DE VOZ
Dentre as conexões físicas da soundbar se destacam quatro HDMI, incluindo a saída eARC onde conectamos a TV para retorno de áudio nos serviços de streaming. As outras três entradas HDMI são compatíveis com 4K 60Hz e Dolby Vision. Há também conexões óptica, USB e de rede que aceitam transmissão de música pelos protocolos Chromecast, Alexa Multi-Room Music e AirPlay 2; pode-se ainda vincular a soundbar aos assistentes Google, Alexa e Siri; ou acessar centenas de rádios na internet com o aplicativo JBL One.
Contando com as mesmas teclas do controle, o app auxilia nas configurações iniciais e permite acessar playlists nos principais serviços de música. Pelo app também conseguimos fazer ajustes de equalização em três bandas, alterar o volume dos canais traseiros, e executar calibragem automática básica em três minutos. Assim como no modelo BAR 800 testado na edição 323 (veja aqui), seguimos as instruções do app e posicionamos as surround com seu tweeter e midwoofer direcionados para a frente da sala.
AVALIAÇÃO: PALCO SONORO E GRAVES ENCORPADOS
Foram dois meses ouvindo a BAR 1300X reproduzir tudo o que se passava na TV. Em jogos de futebol, a precisão e o volume nas narrações e comentários deram de “goleada” em quase todas as soundbars testadas antes. Quando havia mais microfones em campo, eram bem evidentes os sons de chutes, conversas entre os atletas e toda a ambientação da torcida.
A emulação de áudio estéreo e 5.1 é automática e satisfatória, via processamento Dolby Surround em todos os falantes, inclusive os voltados para cima, como ouvimos em séries e filmes Dolby Digital do Paramount+ (Dexter e Missão: Impossível – Efeito Fallout).
Mas foi com trilhas de áudio imersivo que essa soundbar de 11.1.4 canais revelou seu melhor potencial. Nos cinco minutos do intenso ataque de Warlock ao QG dos super-heróis em Guardiões da Galáxia: Volume 3 (Disney+), os velozes efeitos espaciais, socos e os sons de destruição pareciam partir de todas as direções na sala.
O impacto de lutas e explosões teve ainda o reforço de graves encorpados como poucas vezes ouvimos em um sistema com soundbar. Sem contar o interessante palco sonoro formado pela BAR 1300X com a trilha em Atmos de Radiohead, Beastie Boys, Rainbow e outros neste filme da Marvel.
O sistema JBL reproduziu com bastante realismo os efeitos em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Max), com veículos arremessados, vidros estilhaçados, helicóptero sobrevoando, bombas etc., preservando brilho, envolvimento e impacto. Quase nunca era necessário ultrapassar os 80% de volume da soundbar e o volume das surround pós calibragem foi sempre satisfatório.
Apenas no caso do subwoofer, mesmo ajustando o volume notamos que seus 150W não foram suficientes para impulsionar o driver de 12” quando a trilha exigia mais força e profundidade nos graves. Contudo, os diálogos entre os personagens foram nítidos até nas cenas com intensa carga de efeitos.
Também ouvimos música de diversos gêneros em Atmos, pelo app Tidal. Apesar dos graves se saírem melhor com estilos eletrônicos e shows ao vivo, a boa definição geral do sistema, em especial nas médias e altas frequências, mostraram-se diferenciadas para uma soundbar, fazendo jus ao DNA musical da JBL.
FICHA TÉCNICAModelo: Soundbar JBL BAR 1300X Falantes: 11.1.4 canais Potência: 325W (soundbar); 55Wx2 (surround); 150W (subwoofer) Resposta de frequências: 33Hz a 20kHz (-6dB) Processadores: Dolby (Atmos, TrueHD, DD+, DD Surround) e DTS:X Conexões: 4 HDMI 2.0b/HDCP 2.3 (1 eARC), óptica, USB (5V/serviço), Ethernet, Wi-Fi (2,4/5GHz), Chromecast, AirPlay 2 e Bluetooth 5.0 Dimensões (L x A x P): 100 x 6 x 14cm (barra); 20 x 6 x 14cm (sur); 36 x 48 x 36cm (sub) Peso: 4,3kg (barra); 1,25kg (sur); 15,6kg (sub) Fabricante: Harman do Brasil (www.jbl.com.br) Garantia: 1 ano Preço sugerido: R$ 9.000 |