Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
CIDADE DE DEUS: A LUTA NÃO PARA
(2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
É muito interessante mostrar o que aconteceu com um personagem anos depois dele se destacar numa história. É o caso do jovem fotógrafo Buscapé (Alexandre Rodrigues), figura central no filme Cidade de Deus (2002), indicado a quatro Oscar (Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem). Flashback: o filme acompanha o garoto Buscapé vivendo num caldeirão explosivo, a comunidade Cidade de Deus, periferia do Rio. A série, também baseada no livro do escritor Paulo Lins, é ambientada em 2022. A partir das lembranças de Buscapé, o roteiro mostra a guerra entre duas facções do tráfico, com os habitantes em meio a um constante fogo cruzado. E como Buscapé pode mudar o conflito com sua própria história pessoal. Produção muito eficiente, dirigida pelo mesmo Fernando Meirelles de Dois Papas e O Jardineiro Fiel, indicado ao Oscar pelo filme de 2002.
SUNNY (2024)
Gênero: suspense (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Em Kyoto, no Japão de um futuro próximo, a americana Suzie (Rashida Jones, de Parks and Recreation) está tentando tocar sua vida após um acidente aéreo que levou seu marido e filho. Enquanto luta contra a dor da perda, ela recebe da empresa onde o marido trabalhava um robô batizado de Sunny. A ideia é que aquele mecanismo inteligente a ajude nessa fase de luto. O problema é que Suzie acha o presente totalmente sem sentido, tentando várias vezes se livrar do robô. Aos poucos, ela vai perdendo a resistência com a nova companhia… ao mesmo tempo, descobre que a máquina tem ligação direta com o marido, que trabalhava na divisão de robótica da empresa. A descoberta leva Suzie a se envolver mais com Sunny, e perceber algo muito estranho: a empresa pode ser a responsável pelo desaparecimento do marido e do filho. Baseada no livro “The Dark Manual”, de Colin O’Sullivan, a série é uma intrigante mistura de suspense e humor negro, mostrando um futuro tecnológico em que a tecnologia parece mais atrapalhar do que ajudar as pessoas.
EVIL – CONTATOS SOBRENATURAIS
(temporada final)
(Evil, 2019-2024)
Gênero: suspense (4 temporadas, 50 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Esta foi uma das séries de suspense e investigação mais intrigantes dos últimos tempos. O casal de produtores Michelle e Robert King (de The Good Wife) quis mostrar o dia a dia do trio formado pela psiquiatra forense Kristen, o padre David e o especialista em eletrônica Ben Shakir. Eles trabalham para a arquidiocese de Nova York, com supervisão do Vaticano, para impedir manifestações ligadas a cultos sobrenaturais. Depois de encarar os “representantes” do próprio Satã, o trio descobre um sinistro plano para gerar uma criança que poderá transformar o planeta inteiro na sucursal do inferno. Mesmo com tanta tensão, os episódios têm suspense e humor bem dosados. Não é uma série de terror, mas dá muito medo!
ONLY MURDERS IN THE BUILDING
(2021-2024)
Gênero: comédia (4ª Temporada, 39 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Parece cada vez melhor esta série cômica idealizada por Steve Martin e John Hoffman. Na nova temporada (já há mais uma a caminho), o desafio para Charles (Martin), Oliver (Martin Short) e a jovem Mabel (Selena Gomez) não é mais fazer o podcast sobre true crime. Mas tentar descobrir por que a dublê Sazz (Jane Lynch), que trabalhou com substituta de Charles numa série policial, foi assassinada no apartamento dele, e seu corpo transformado em cinzas na fornalha do condomínio! O adorável trio de personagens atrapalhados está decidido a desfazer o mistério, mesmo que vários corpos sejam jogados em seu caminho. Assim como nas temporadas anteriores, os roteiristas criam pistas falsas para enganar o espectador, ora indicando possíveis suspeitos, ora transformando os suspeitos em inocentes úteis.
FRIENDS 30 ANOS
(1994-2004)
Gênero: comédia (10 temporadas, 235 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Se você não estava neste planeta na virada do século 20 e na primeira década do 21, eis uma chance para maratonar provavelmente a série mais adorada da TV mundial. Incrível, mas já fazem 30 anos (22/09/1994) que Friends estreou na rede NBC, para marcar a vida de toda uma geração. Todas as 10 temporadas estão disponíveis, com o charme do elenco: Jennifer Anniston (Rachel), Lisa Kudrow (Phoebe), Courtney Fox (Monica), Matthew Perry (Chandler), David Schwimmer (Ross) e Matt LeBlanc (Joey). Eles dividem um apartamento em Nova York, cada um com sua personalidade e ideias diferentes sobre a vida. Mas todos sabem que só podem seguir em frente se ficarem juntos. Cada episódio é um momento especial de um deles, ou do grupo inteiro tentando resolver um problema. A quantidade de momentos divertidos criados pelos roteiristas Martha Kauffman e David Crane é tão grande que praticamente passa-se o tempo todo rindo diante da tela. Um fenômeno de audiência e – mesmo que você não assista a uma temporada inteira de uma vez – pode crer: é uma excelente receita contra o mau-humor. Ah! Assista também a Friends: A Reunião (2021, Max), especial sobre o reencontro da turma. Reencontro que jamais poderá ser repetido, pois Perry, o atrapalhado Chandler, faleceu em 2023.
INSTÁVEL
(Unstable, 2023)
Gênero: drama (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Esta é uma boa sugestão para executivos em geral e todo mundo que curte tramas sobre conflitos em empresas familiares. O jovem Jackson Dragon (John Owen Lowe) é filho do dono da mais importante empresa de tecnologia do mundo, Ellis Dragon (Rob Lowe); não estranhe os sobrenomes, os dois são mesmo pai e filho na vida real. Introvertido, Jackson tem problemas para lidar com as emoções exageradas do pai, principalmente após a morte da mãe, que deixou Ellis à beira de um colapso de nervos. Mas Jackson decide trabalhar com o pai, para ajudá-lo a processar os sentimentos dele em relação à perda da esposa. Só que Ellis não parece respeitar qualquer tipo de limite. Até que o conselho de direção o obriga a tomar uma decisão drástica: mudar a imagem da empresa, colocando Jackson como símbolo da mudança e da renovação. A série é uma divertida crítica às relações exageradas e à falta de controle emocional, nos negócios e nas famílias. Os Lowe pai e filho produziram, junto com Victor Fresco (de Louco por Você).
SLOW HORSES (2022-2024)
Gênero: espionagem (4 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Mais uma temporada de intrigas e revelações da espionagem internacional, um gênero em que as produções britânicas são imbatíveis. Não que eles tenham inventado o gênero, mas com nomes como Frederick Forsythe, John Le Carré e Ian Fleming escrevendo, qualquer série merece ser vista. Um exemplo é essa coprodução EUA/Inglaterra, sobre um departamento do serviço secreto britânico para onde são designados os agentes quando pisam na bola durante uma missão (daí o apelido “cavalos lerdos”). São missões que seus chefes consideravam definitivas para morrer ou ser despedido. O sempre ótimo Gary Oldman interpreta Jackson Lamb, agente experiente e rebelde agente que chefia um desses grupos. Nessa nova temporada, o grupo é chamado para enfrentar nada menos que uma organização terrorista que está detonando bombas em vários lugares movimentados de Londres! A série é uma livre adaptação dos livros de espionagem Slough House, escritos por Mick Herron.
JORNADA NAS ESTRELAS: VOYAGER
(Star Trek: Voyager, 1995-2001)
Gênero: ficção científica (7 temporadas, 168 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Aqui, uma dica para os saudosistas e aqueles que apreciam ficção científica à moda antiga. Esta série é o segundo spin-off de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração (1987), criada após Jornada nas Estrelas: A Nova Missão (1993). Todas baseadas no universo imaginado por Gene Roddenberry (1921-1991), produtor e criador de Jornada nas Estrelas: A Série Clássica, sucesso mundial na televisão dos anos 1960 (que tem três temporadas disponíveis no Netflix). O desafio da capitã Janeway (Kate Mulgrew, que esteve em Orange Is The New Black) é manter a tripulação da nave USS Voyager unida para tentar voltar à Terra. Arremessada para o outro lado da galáxia por um dispositivo alienígena, a nave está tão longe de casa que, na velocidade máxima dos potentes motores da Voyager, a viagem de retorno levará 75 anos! Durante sete temporadas, Janeway e seus comandados enfrentam os mais diferentes perigos até chegarem com segurança para o lado da Galáxia que conhecem.