Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
MONSTROS – IRMÃOS MENENDEZ: ASSASSINOS DOS PAIS
(Monsters, 2022-2024)
Gênero: drama (2 temporadas, 19 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Em 1989, treze anos antes do famoso caso dos irmãos Richthofen em São Paulo, jornais americanos publicaram uma série de reportagens sobre algo parecido: o assassinato do casal Menendez em sua mansão em Beverly Hills. As pistas, inicialmente um possível latrocínio, levaram a polícia aos verdadeiros culpados: os irmãos Lyle e Erik Menendez, filhos do casal. Em 1996, eles foram a julgamento e condenados à prisão perpétua. Esta antologia mergulha na ideia inicial de cometer o crime, sua execução, e como eles acabaram sendo descobertos e julgados. A ênfase é no drama, com interpretações muito eficientes de Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez, como Erik e Lyle respectivamente, além de Javier Bardem e Chloe Sevigny como os pais. Para completar, a Netflix disponibiliza também o documentário O Caso dos Irmãos Menendez, que destaca o reencontro dos irmãos separados após 22 anos da sentença perpétua.
PINGUIM
(The Penguin, 2024)
Gênero: Super herói (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
As fotos de Colin Farrell maquiado como Pinguim para o filme O Batman, de 2022, impressionaram tanta gente que a Warner decidiu produzir esta minissérie sobre o personagem. Para “vestir” a nova cara, Farrell tinha que passar por uma sessão de maquiagem que podia durar 4 horas! O Pinguim de Farrell, criado para o filme The Batman com Robert Pattinson (2022), é mais orgânico que o de Danny DeVito em Batman – O Retorno (1992). A série mostra os violentos caminhos de Oz Cobb (seu nome verdadeiro) após os eventos do filme. De um gangster menor, Pinguim tem planos para se tornar um dos maiores do crime organizado em Gotham City. Para isso, fecha um estranha aliança com Sofia (Cristin Milioti), sua antiga chefe que foi derrotada por Batman. A série segue a linha do filme, com cenas fortes de violência gráfica e tensão constante na relação entre Pinguim e Sofia. Sem contar a vulnerabilidade do personagem em relação à própria família. Aliás, já no primeiro episódio o público descobre por que Oz é chamado de Pinguim.
A FRANQUIA
(The Franchise, 2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
O interesse aqui é conhecer como é feita uma superprodução de cinema. Você sabe os problemas que acontecem durante as filmagens? Escalação do elenco e dos dublês, as idas e vindas do roteiro e, até mesmo, se o diretor vai aguentar a pressão. No caso, trata-se de um filme do gênero fantasia, com grandes cenários, figurinos, lutas e efeitos especiais. Um dos produtores é o premiado Sam Mendes (ganhador do Oscar por Beleza Americana), e que dirigiu 1917, Operação Skyfall e 007 contra Specter. Ou seja, alguém que conhece bem as dificuldades de realizar uma superprodução. O roteiro, alucinado, tem momentos engraçados revelando as falhas técnicas, brigas entre diretores, atores e equipe técnica, mergulhados até o pescoço num trabalho que parece não querer decolar, e ainda sob a pressão dos executivos do estúdio que querem resultado rápido. No papel do diretor está Himesh Patel, de Yesterday.
ROTAS DO ÓDIO (2018-2021)
Gênero: policial (3 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
A delegada Carolina Chagas (Mayana Neiva) assumiu uma área muito sensível e complicada da Polícia de São Paulo: combater o crime de ódio em todas as suas variações. Já em seu primeiro desafio, ela enfrenta a gangue conhecida como Falange Branca, um grupo de supremacistas liderado pelo playboy Gustavo Zooter (André Bankoff). Eles estão espalhando o terror pela cidade, numa onda de crimes contra gays, negros, nordestinos e estrangeiros, parte de uma organização criminosa no nível do PCC, violenta e articulada. A série é dirigida pela cineasta Susanna Lira, com base em fatos reais que ela já abordou no documentário Intolerância. Doc. São três temporadas intensas.
TULSA KING (2022-2024)
Gênero: policial (2 temporadas, 19 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Sylvester Stallone não precisa provar que ainda é popular. Além dos filmes recentes dos Mercenários, sua presença faz toda a diferença nesta série, agora em 2ª Temporada. Sly é Dwight Manfredi, um mafioso que acabou de cumprir longa pena na cadeia onde continuou fiel a seus chefes. Ele volta e pede um novo território para comandar. Para seu azar, acaba indo parar em Tulsa (interior de Oklahoma), onde tem que transformar limões quase podres em uma deliciosa limonada. Após descobrir o caminho para faturar o dinheiro que a Máfia espera, uma outra revelação abalada a vida de Dwight: quem o mandou para a prisão. Quem pensa que vai encontrar Rocky Balboa bancando o mafioso, pode esquecer. Com exceção do sotaque italiano, o personagem criado por Stallone é muito diferente, e sabe como contar obstáculos, mesmo que isso signifique enfrentar os próprios agentes federais.
S.W.A.T. (2017-2024)
Gênero: policial (7 temporadas, 149 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Não é de hoje que os fãs se unem para salvar uma série do cancelamento. Aconteceu antes com Jornada nas Estrelas, The Dick Van Dyke Show e Jericho, por exemplo. No passado, as sedes das redes americanas eram inundadas por cartas dos fãs exigindo a continuidade de uma série. Hoje, as redes sociais fazem exatamente o mesmo, mas com um efeito muito mais imediato. E, graças a elas, esta popularíssima série policial chega a sua 8ª Temporada. Estrelada por Shemar Moore, é uma versão moderna da produção de 1975 que marcou época inclusive na TV aberta brasileira. Mostra o dia a dia de uma equipe de elite da polícia de Los Angeles, a Special Weapons and Tactics, que possui o armamento mais moderno e táticas militares de ataque e defesa. Seus agentes entram em cena para resolver casos complicados e com o uso de força letal. A série iniciada em 2017 esteve entre as maiores audiências da CBS até 2023. A pequena queda de audiência levou a rede de TV a cancelar após seis temporadas (a original de 1975 durou apenas dois anos). Foram os fãs que acabaram por evitar o cancelamento. São temporadas longas, com até 23 episódios, mas esta última acabou ficando mais curta (13 episódios) devido à greve dos roteiristas e atores em Hollywood.