Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
BANCO CENTRAL SOB ATAQUE
(Asalto al Banco Central, 2024)
Gênero: policial (1 temporada, 5 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
As produções policiais feitas na Espanha têm ganho cada vez mais espaço junto ao público brasileiro, após o sucesso de Casa de Papel. Agora, temos uma produção baseada em evento real ocorrido nos anos 80 em Barcelona. Poucos meses após a tentativa de um golpe de Estado pelo Congresso espanhol, em 1981, um grupo armado invade a sede do Banco Central e prende 200 reféns. Sua principal exigência é a liberação imediata de três militares que participaram da tentativa fracassada de golpe. Enquanto aterrorizam os reféns, os criminosos exigem das autoridades que os prisioneiros sejam colocados num voo para a Argentina. Recheadas da dramaticidade espanhola, as 36 horas de tensão e terror foram muito bem retratadas nessa minissérie.
CITADEL HONEY BUNNY (2024)
Gênero: espionagem (1ª Temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
O novo spin-off de Citadel (Prime Video), criação dos irmãos Anthony e Joe Russo, leva a ação para os anos 90, na Índia. E traz uma perspectiva interessante sobre o universo da espionagem, focado no casal de espiões Bunny e Honey. Eles têm um passado complicado, mas juntos são uma dupla eficiente e mortal. Qualquer semelhança com o filme e a série Sr. e Sra. Smith (Prime Video) não é coincidência. A série mostra como os dois se conheceram e se transformaram na principal arma da agência Citadel contra a agência rival Manticore. Bunny trabalha como dublê em filmes de ação em Bollywood, onde conhece Honey, uma atriz desempregada. Ela aceita trabalhar numa missão com Bunny, e acaba se transformando numa força especial dentro da organização. Assim como na série original, essa produção indiana está repleta de ação, com cenas de tirar o fôlego. Os irmãos Russo foram responsáveis pelos filmes dos Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato).
GROTESQUERIE (2024)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Uma onda de crimes assustadores está acontecendo em Los Angeles. As cenas parecem tiradas de salmos da Biblia, usando o corpo das vítimas para passar a mensagem de que a sociedade está errada e os pecadores merecem ser punidos. Quem está investigando é a detetive Lois Tryon (Niecy Nash, de The Rookie: Feds, disponível no Paramount+), que passa por um momento crítico em sua vida pessoal. Seu marido (Courtney B. Vance, de Exterminador do Futuro: Gênesis, no Apple TV+) está em coma no hospital, enquanto ela tem que lidar com a obesidade mórbida de sua filha. E a única maneira de seguir em frente é abusando da bebida. Após a primeira cena de crime, onde toda uma família foi chacinada, ela recebe a ajuda de uma freira (Michaela Diamond, de Amor nas Alturas), que trabalha como repórter num jornal católico da região. Na medida em que os crimes vão aumentando, Lois percebe que o assassino, autobatizado de Grotesquerie, pode estar ligado a algum caso que ela resolveu no passado. O que a coloca em rota de colisão com o criminoso. É mais uma criação de Ryan Murphy, das séries American Horror Story e 911 (ambos no Disney+), que discute questões como fé e esperança num quadro caótico de investigação criminal. Não é uma série fácil, há momentos chocantes e assustadores, mas que despertam no espectador a mórbida curiosidade para descobrir o responsável por aquelas obras de artes feitas no inferno.
OPERAÇÃO LIONESS
(Lioness, 2023)
Gênero: policial (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Chegou a nova temporada da série estrelada por Zoe Saldaña (de Guardiões da Galáxia, no Disney+) vivendo uma super-heroína. Chefiando uma tropa de elite da CIA no combate ao terrorismo, está cada vez mais complicado para a agente Joe separar suas atividades externas da rotina de seus filhos, que desconhecem a intensidade do trabalho da mãe. Após uma missão em que eliminou um líder do terrorismo internacional, ela agora enfrenta o narcoterrorismo. Um dos mais perigosos carteis mexicanos entrou nos EUA e raptou uma importante deputada federal. Joe terá que recrutar uma agente para se infiltrar no cartel, só que isso colocará em risco a vida da jovem militar, que tem ligações com membros do cartel. O clima de tensão total é a marca registrada dessa série, assinada por Taylor Sheridan, produtor de Yellowstone e Tulsa King (Paramount+). Destaque no elenco para os premiados Nicole Kidman e Morgan Freeman, em papéis secundários.
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE (2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Em 1989, a autora mexicana Laura Esquivel publicava um dos romances mais memoráveis sobre amor e relações humanas. Três anos depois, o cineasta Alfonso Arau o transformou num filme estrelado pela francesa Juliette Binoche (também disponível no Max), que conquistou plateias do mundo inteiro e vários prêmios importantes. Agora é a vez da obra ganhar mais profundidade, com essa coprodução México-EUA. A série mostra a vida de Tita (Azul Gaita), que nasce numa cidade do interior na época da revolução mexicana (começo do século 20). Ela descobre seu primeiro e verdadeiro amor com Pedro, mas o destino impõe restrições a esse relacionamento: ele deverá desposar sua irmã mais velha, e Tita acaba cuidando de sua mãe dominadora. Para lidar com as decepções da vida no lugar, ela mergulha no mundo culinário, criando receitas, temperos e sabores como forma de expressar seus silenciosos sentimentos, ao mesmo tempo em que luta por seu amor. Um drama cheio de emoção, além da ambientação e fotografia excelentes.
PRISON BREAK (2005-2017)
Gênero: suspense (5 temporadas, 90 episódios)
Onde assistir: Netflix e Disney+ (trailer)
Agora uma dica de série antiga, mas que vale muito a pena: estas cinco temporadas transformaram o tema fuga de prisão numa aventura sem precedentes na história da TV. O arquiteto Michael (Wentworth Miller) descobre que seu meio-irmão Lincoln (Dominic Purcell, de Lendas do Amanhã, também no Netflix) foi preso e está no corredor da morte por um crime do qual alega ser inocente. Michael então idealiza um plano para salvar o irmão, fora das vias legais. Como arquiteto, ele consegue os planos estruturais da penitenciária e tatua em seu corpo os detalhes importantes para fugir dali com o irmão. Nem pense que o plano dá certo logo de cara. Ao contrário, a dupla acaba descobrindo que não poderá realizar a fuga sem apoio de outros presos. O roteiro mantém o clima de tensão total a cada passo de Michael. A série teve quatro temporadas, mostrando as consequências do ato dos irmãos e seus companheiros de fuga. Em 2017, foi produzida uma minissérie que mostra o que aconteceu depois com eles. Curiosidade: na época, a série foi exibida pelo Prime Video, mas agora está nos concorrentes.