Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
SENNA (2024)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Na abertura do primeiro episódio, já é possível notar o carinho que essa série tem em relação a seu protagonista. Com três frases simples, é possível imaginar o que será visto a seguir: Ayrton Senna quebrou recordes na pista e barreiras fora dela. Três décadas depois de sua morte, ele continua sendo um herói para milhões de pessoas no mundo todo. A série, produzida pela Gullane e dirigida a seis mãos por Vicente Amorim, Julia Rezende e Marcelo Siqueira, pega o público pelo emocional em todos os episódios. Começa com o fatídico 1º de maio de 1994 e volta no tempo para recriar sua carreira desde a infância. Foi muito feliz a escolha de Gabriel Leone, que já havia se destacado em Dom, série do Prime Video, e interpreta Senna com a máxima fidelidade. O rigor da produção começa com a vinheta de abertura e segue com as cenas filmadas nas pistas, lembrando o trabalho que o diretor John Frankenheimer teve ao fazer o primeiro espetáculo cinematográfico do gênero, o clássico Grand Prix, de 1966. A minissérie também não deixa de lado as questões amorosas e polêmicas de Senna, especialmente sua relação com Xuxa e Adriane Galisteu. A superprodução se esmerou nos detalhes, recriando as corridas, os bastidores e seus momentos no pódio, num espetáculo visual que agrada até quem não é muito fã de automobilismo e consegue colocar o espectador no centro da ação e da emoção.
RIVAIS (Rivals, 2024)
Gênero: comédia (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Esta é para quem gosta de saber os bastidores das produções de cinema e televisão. Estamos nos anos 80 e cresce a concorrência entre as emissoras de TV britânicas, que lançam programas de todos os tipos: jornalísticos, comportamento, game shows, realities, esportes. A ordem é conquistar a maior audiência, custe o que custar. É esse o clima de guerra da série baseada num livro da jornalista britânica Jilly Cooper, publicado em 1988. Lorde Baddingham (David Tennant, de Doctor Who), dono da TV Corinium, não tem nenhum escrúpulo em roubar da BBC uma de suas grandes estrelas. Mas terá de enfrentar o ministro do Esporte, Rupert Campbell-Black (Alex Hassell, de The Boys), seu pior inimigo pessoal e nos negócios. A série é uma apimentada comédia bem ao estilo inglês, com intrigas, traições e sequências de sexo satirizando o mundo da televisão.
DISCLAIMER (2024)
Gênero: drama (1ª Temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Para quem não conhece Christiane Amanpour, ela é considerada umas das mais importantes jornalistas internacionais, responsável por cobrir na CNN a Invasão do Kwait, a Guerra da Bósnia e outros conflitos ao redor do mundo. Não à toa, Christiane aparece nos primeiros momentos dessa minissérie criada e dirigida por Alfonso Cuarón, ganhador do Oscar por Gravidade (Max, 2014). Começa num evento para homenagear a jornalista e documentarista Catherine Ravenscroft, personagem de Cate Blanchet. O problema é que ela recebeu em casa uma caixa com provas de um envolvimento no passado que pode ameaçar sua reputação. Seu erro pode ter tirado a vida de uma pessoa. Não é a primeira vez que a australiana Cate (Oscar de melhor atriz por Blue Jasmine) interpreta uma jornalista. Em 2003, ela esteve em O Custo da Coragem, sobre uma repórter enfrentando o tráfico de drogas na Irlanda. No elenco, estão também Sacha Baron Cohen, de Os 8 de Chicago (Netflix), como seu marido Robert, e Kevin Kline, Oscar de ator coadjuvante em Um Peixe Chamado Wanda (Apple TV+). A minissérie é uma adaptação do romance de Renee Knight, escrito em 2015.
A DIPLOMATA
(The Diplomat, 2023)
Gênero: drama político (2 temporadas, 14 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A crise do ataque a um navio da marinha britânica na costa do Irã, causando a morte de 44 tripulantes, continua intensa e com novas revelações na 2ª Temporada da série estrelada por Kerry Russell (a mesma que fez a Zorii de Star Wars: A Ascensão Skywalker). Ela interpreta a diplomata americana Kate Wyler, que é convocada pelo presidente americano para ser embaixatriz no Reino Unido e tentar resolver a crise. O grande problema para ela, que foge do seu trabalho tradicional, é que o ataque pode ter sido orquestrado por gente do próprio governo britânico, o que poderia elevar demais a pressão política entre os países envolvidos. Junto a tudo isso, Kate ainda tem que lidar com seu agora ex-marido Hal (Rufuss Sewell, de O Homem do Castelo Alto), que pode atrapalhar as investigações. Além do mistério sobre o atentado, a série revela as intrigas da política moderna, que podem levar a uma 3ª Guerra Mundial. A série é mais uma criação de Deborah Cahn, que já fez sucessos como Homeland (Max) e Anatomia de Grey (Disney+).
FALLEN – LUZ E SOMBRA
(Fallen, 2024)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Adaptação de um romance juvenil escrito por Lauren Kate e lançado em 2009, esta série mistura elementos de romance e forças sobrenaturais. A jovem Luce (Jessica Alexander) acaba de ser internada numa clínica, por algo que ela jura não ter feito. Na medida em que os dias vão passando, ela começa a se interessar por Daniel (Gijs Blom), com quem compartilha seus temores, além de ter a impressão de já conhecer o rapaz. Ao mesmo tempo, Luce tem tido visões de algo sombrio e sinistro que parece ir além de seu inconsciente. Ela sabe que está nesse lugar por algum motivo importante e acha que, com a ajuda de Daniel, poderá descobrir seu destino. Será?
A VERY ROYAL SCANDAL (2024)
Gênero: drama (1 temporada, 3 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Para quem curte as polêmicas sobre a Corte Britânica, esta é uma minissérie (apenas 3 episódios) muito envolvente. Conta como foi produzida uma entrevista do Príncipe Andrew à BBC, em 2019, que acabou se transformando num dos maiores escândalos do país. Começa com os preparativos da jornalista Emily Maitlis (Ruth Wilson), do programa Newsnight, para questionar Andrew sobre seu envolvimento com o empresário americano Jeffrey Epstein, preso por abusos sexuais e ligação com o tráfico de mulheres. Além de não estar preparado para perguntas mais complexas, Andrew (Michael Sheen, de Masters of Sex) fez afirmações que o deixaram ainda mais exposto. Especialmente as acusações de abuso sexual de Virginia Giuffre, com quem se relacionava. Emily e a BBC sofreram muitas pressões para aliviar a situação do Príncipe, mas não aliviaram.
1 CONTRA TODOS (2016-2024)
Gênero: drama (4 temporadas, 32 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Mais uma temporada desta que é uma das boas séries nacionais disponíveis no streaming. Lançada inicialmente no canal Fox, é focada em Cadu, inexperiente advogado, casado e com um segundo filho para nascer, que vive em São Paulo. Um dia, a polícia entra em sua casa e descobre pacotes de maconha escondidos no teto. Dizendo-se inocente, Cadu é acusado e preso por posse de drogas, ganhando uma pena assustadora. Dentro da prisão, ele tenta sobreviver aprendendo a triste lição de que é mais fácil ficar do lado do crime. Durante as quatro temporadas, o público acompanha Cadu em sua luta pela sobrevivência. Dirigida pelo falecido Breno Silveira, também criador da excelente Dom (Prime Video), a série mostra a violência e a corrupção na polícia. Julio Andrade, de Sob Pressão e Gonzaga de Pai para Filho, é o grande destaque do elenco. Foi até indicado ao Emmy Internacional de Melhor Ator.
THE WINTER KING (2023)
Gênero: aventura épica (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Sony One (trailer)
Destaque na programação do novo canal, que faz parte do Prime Video Channels trazendo produções da Sony Pictures e do Sony Channel, esta série é uma verdadeira aula de História do Reino Unido. Faz parte da trilogia “As Crônicas de Artur”, do historiador Bernard Cornwell, que publicou dezenas de livros sobre o assunto. O roteiro acompanha o jovem Arthur Pendragon, ex-guerreiro que se transformou em monge e depois num poderoso senhor da guerra. Mostra que Arthur conseguiu unir o reino, dividido por constantes invasões bárbaras, governando o seu povo durante o século VI. A história da formação da Inglaterra que conhecemos hoje está em cada episódio, rica em detalhes de cenários e figurinos. No papel de Arthur está Iain De Caestecker, que trabalhou na série Os Agentes da S.H.I.E.L.D (Disney+). Uma das séries mais populares de Cornwell é “Crônicas Saxônicas”, adaptada para a TV como O Último Reino (Netflix), mostrando a retomada de várias regiões invadidas pelos vikings.