Especialista em telas de grandes proporções, a Hisense está apresentando na CES 2025 uma nova tecnologia de Laser TV. A patente da marca chinesa, chamada TriChroma, utiliza um feixe triplo de lasers para ampliar a luminosidade até 5.000 lumens e com isso expandir a cobertura de cores para 110% do padrão BT.2020, referência em projeções 4K.
Laser TV é o nome genérico dos projetores de ultra curta distância que já vêm com a própria tela. O aparelho fica a poucos centímetros da tela, montada na parede, o que permite otimizar a quantidade de luz gerada pelos lasers. Assim, é possível obter imagens grandes (150”, no caso do modelo Hisense L9Q exibido na CES) e com cores vibrantes mesmo em ambientes iluminados.
Segundo a fabricante chinesa, que iniciou oficialmente suas vendas no Brasil em 2024, a tecnologia TriChroma produz também melhor detalhamento da imagem, graças a um novo processador desenvolvido pela empresa. Além disso, a tela que acompanha o L9Q é do tipo ALR (Ambient Light Rejection), que rejeita a maior parte da luz ambiente para aprimorar o contraste, independente de onde o aparelho esteja instalado na sala.
Inicialmente, o aparelho será oferecido no mercado americano com telas de 100”, 110”, 120”, 136” ou 150” – ainda não há informações sobre sua disponibilidade no Brasil. Virá ainda com áudio 6.2.2 canais, em Dolby Atmos e DTS Virtual:X. A Hisense informou que a tecnologia TriChroma é usada também na nova TV LED de 116”, que está sendo demonstrada no estande da empresa em Las Vegas.