Confira os segredos por trás dessa tecnologia, que está crescendo em todo o mundo.
Por Alexandre Algranti*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.
James Clerk Maxwell (1831-1879) previu e Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894) comprovou a existência das ondas eletromagnéticas. Dois Santos Padroeiros do Eletromagnetismo, eles foram respectivamente agraciados com duas unidades de grandeza, o Mx, que mede o fluxo eletromagnético no Sistema CGS; e o Hz, que mede a frequência das ondas no Sistema Internacional (SI).
Mas foi Guglielmo Marconi (1837-1937) que ganhou os louros – os royalties – com a invenção prática do rádio, em uma disputa que envolveu o padre brasileiro Roberto Landel de Moura (1861-1928) e Nikola Tesla (1856-1943), entre outros.
A transmissão sem fio também é de natureza ondulatória: emissoras de rádio e televisão, telefones celulares, microfones sem fio e demais dispositivos sem fio geram distúrbios nos campos elétrico e magnético que se propagam a velocidade da luz.
Os fones de ouvido sem fio foram introduzidos na década de 1990 com tecnologias transmissão via luz infravermelha e via ondas de rádio. A difusão dos smartphones em conjunto com a tecnologia de interconexão sem fio Bluetooth na década de 2010 consolidaram os fones de ouvido sem fio como a categoria do momento.
Porém, fica a questão: fones de ouvido sem fio possuem a mesma qualidade sonora dos fones com fio? Toda transmissão sem fio introduz distorções no sinal de áudio, inerentes ao processo, então pode-se afirmar que, ceteres paribus, com fio sempre é melhor. Para mitigar os efeitos da transmissão sem fio, foram desenvolvidas tecnologias como a Kleer e a aptX. Enquanto o sistema Kleer permite transmitir áudio em qualidade CD com 16 bits a 44,1 KHz, a tecnologia aptX em sua versão HD permite transmissões com Áudio de Alta Resolução.
Por último, alguns modelos mais sofisticados incorporam a tecnologia de cancelamento ativo de ruídos, fazendo do fone de ouvido sem fio uma interface homem máquina definitiva.
Esta coluna já testou e aprovou os seguintes fones de ouvido sem fio disponíveis para compra no Brasil:
- Bose Quiet Comfort 35 (disponível nas lojas DUFRY nos principais aeroportos internacionais)
- JBL E45 BT (disponível em jbl.com.br)
- Samsung Level On Wireless Pro (disponível em samsung.com.br)
- Sennheiser RS 175 (disponível em sennheiser.com.br)
Boas audições!
*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.