Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
QUE FALTA VOCÊ ME FAZ
(Missing You, 2025)
Gênero: policial (1ª Temporada, 5 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
As histórias do criativo escritor americano Harlan Corben misturam suspense, investigação policial e dramas pessoais dos personagens. Aqui, a investigadora Kat Donovan descobre num aplicativo de encontros o perfil de seu noivo, sumido há mais de dez anos. Ela já está trabalhando para descobrir os assassinos de seu pai, crime ocorrido na mesma época do desaparecimento do noivo. Aparentemente, as duas histórias não têm relação. Mas Kat começa a investigar o desaparecimento de um professor, e as pistas acabam tropeçando no noivo desaparecido e na morte de seu pai. Se você quiser conhecer outras histórias de Corben adaptadas na Netflix, veja Não Fale com Estranhos, Fique Comigo e Safe. Assim como Que Falta Você me Faz, são tramas que surpreendem a cada novo episódio.
A VERY BRITISH SCANDAL (2021)
Gênero: drama (1 temporada, 3 episódios)
Onde assistir: Universal+ (trailer)
Nada mais interessante do que uma história baseada em acontecimentos históricos, especialmente se isso estiver relacionado a algum escândalo. E os britânicos estão liderando essa categoria por ampla vantagem, como visto nas séries A Very English Scandal (2021) e A Very Royal Scandal (2024), ambas disponíveis no Claro TV+. O tema desta outra produção é a reação da sociedade inglesa ao descobrir que o casal formado pelo Duque e a Duquesa de Argyll (Paul Bettany e Claire Foy) vai se divorciar. Ele se apaixonou pela socialite enquanto ainda era casado com Louise, sua segunda esposa. Os dois se casam e surgem rumores de que os filhos não são legítimos; por isso, a futura herança deveria ir para ela se ocorrer a morte do marido. Nos anos 60, o caso foi parar nas páginas dos principais jornais britânicos. Produzida pela BBC, a série explora o clima social e político do pós-guerra e as atitudes em relação às mulheres na época.
DEXTER: PECADO ORIGINAL
(Dexter: Original Sin, 2024)
Gênero: suspense (2 temporadas, 10 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Dezenove anos depois de estourar na televisão mundial em oito temporadas, o investigador psicopata está de volta nesta produção que mostra seus primeiros passos. Baseada no livro “Dexter – A Mão Esquerda de Deus” (2004), de Jeff Lindsey, a ideia de Clyde Phillips, produtor e roteirista da série original (disponível também no Netflix) e da minissérie Dexter – New Blood (esta exclusiva do Paramount+), foi mostrar as origens de Dexter Morgan, algo que já era sugerido em flashbacks durante a série original. Ele começa no departamento de Análise Forense da polícia de Miami, e aos poucos vai eliminando culpados que conseguiram fugir da justiça. A versão jovem de Dexter é feita por Patrick Gibson, de Sombra e Ossos (Netflix), enquanto Michael C. Hall – que fazia o papel principal – agora apenas narra os episódios. Seu pai é interpretado por Christian Slater (Mr. Robot) e sua irmã Debra é feita por Molly Brown (Evil – Contatos Sobrenaturais). Quem também participa é Sarah Michele Geller (de Buffy – A Caça-vampiros), personagem muito importante para a história do psicopata.
INTERIOR CHINATOWN (2024)
Gênero: policial (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Para quem gosta de artes marciais, este policial de ação deve ser um prato cheio, apesar de exibir personagens que são muito irreais para se levar a sério. É o caso de Willis Wu, interpretado pelo comediante Jimmy O. Yang, que nasceu em Hong Kong, mas acabou fazendo carreira nos EUA. Wu atua como extra numa série de TV, enquanto trabalha de garçom no bairro chinês de Los Angeles. Sua vida entediante muda quando ele vê um crime acontecer e uma gangue invadir o restaurante. As lutas que se seguem lembram os bons filmes de kung fu dos anos 70. E Wu cai na mira de uma rede criminosa. A série é uma criação de Charles Yu, roteirista de produções como Westworld, Legião e A Jornada de Ji Wang. Ele criou uma divertida aventura brincando com a ideia de “quarta parede”, quando ocorre uma interação entre o personagem e o telespectador. E sem perder o foco no mistério investigado por Wu.
MENTES EXTRAORDINÁRIAS
(Brilliant Minds, 2014)
Gênero: drama (1 temporada, 13 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
O desafio do dr. Oliver Wolf é ultrapassar os limites da burocracia hospitalar. Wolf é considerado um grande neurologista, mas seus métodos estão sendo questionados. Demitido do hospital onde conseguiu dar um pouco de esperança a um paciente com demência, Wolf é contratado por outro hospital onde, ele que gosta de trabalhar sozinho e nem tem celular, é obrigado a liderar uma equipe de jovens médicos, resultando numa série de conflitos. A série é uma criação de Michael Grassi, roteirista de Riverdale (Netflix), que se baseou na história do Dr. Oliver Wolf Sacks. Esse neurologista escreveu, entre outros, o livro que deu origem ao filme Tempo de Despertar (Prime Video, 1990) com Robert De Niro e Robin Williams. É um drama médico emocionante, que mostra os caminhos de um abnegado médico buscando encontrar a melhor solução para seus pacientes.
PLANTÃO POLICIAL
(On Call, 2025)
Gênero: policial (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Da mesma produtora de sucessos como as franquias Lei & Ordem, Chicago e FBI, esta série se passa em Long Beach, Califórnia. É lá que trabalham Traci (Troian Bellisario) e Alex (Brandon Larracuente), patrulheiros do Departamento de Polícia local, cujo dia a dia é retratado no roteiro. Uma novidade é o formato da série, com episódios de 30 minutos que lembram os primeiros seriados da TV americana. A diferença é que a série atual cria um arco dramático paralelo à história principal, no caso uma guerra entre duas gangues rivais que colocaram como alvo a família do patrulheiro Alex. A criação é de Elliot Wolf, filho do produtor de Lei & Ordem, e de Tim Walsh, roteirista de Chicago PD e O Atirador.
SILO (2023-2025)
Gênero: ficção científica (4 temporadas, 22 episódios)
Onde assistir: AppleTV+ (trailer)
O que é viver confinado num gigantesco silo, com a capacidade de manter as pessoas vivas após um apocalipse que devastou o planeta? A pergunta vem sendo respondida nesta série, adaptação de livros escritos por Hugh Howey desde 2011, que agora entra na 2ª Temporada. É estrelada por Rebecca Ferguson, vista em Duna (2021) e em vários filmes da franquia Missão: Impossível, e também produtora-executiva. Na nova temporada, o público acompanha a descoberta de Juliette que, após ser expulsa de seu silo, acaba investigando um outro próximo. Será que existem outras comunidades que sobreviveram ao cataclisma? Segundo os produtores, haverá mais duas temporadas.
ROUND 6 (Squid Game, 2021-2024)
Gênero: dorama (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Chega enfim a 2ª Temporada deste êxito do streaming, produção violenta sobre um jogo mortal e que causou muita polêmica na estreia. De posse dos US$ 40 milhões que ganhou ao vencer o torneio de vida e morte, o jogador Seong Gi-hun decide voltar ao lugar para se vingar daqueles que eliminaram sem piedade vários competidores na 1ª Temporada. Um sucesso levou o ator Lee Jung-jae a Hollywood, para trabalhar na série Star Wars – O Acólito. Mesmo assim, o criador da série, Hwang Dong-hyuk, decidiu que essa estranha competição deverá terminar na próxima temporada.