As vendas de fones de ouvido estão crescendo no mundo inteiro, mas nada se compara ao aumento da demanda por fones sem fio. Pesquisa divulgada esta semana pela consultoria inglesa Futuresource revela que as vendas subiram 83% este ano, em comparação com 2016, com perspectiva de crescer ainda mais neste final de ano.
Segundo o estudo, os fones deixaram de ser apenas um acessório para ouvir música, e agora são usados para uma série de atividades diárias: ligações telefônicas, esportes, assistir a vídeos online, navegar por aplicativos de mensagem quando se está em trânsito. Além disso, o segmento se beneficia da expansão dos chamados assistentes de voz, como Amazon Alexa, e da popularização do padrão Bluetooth de áudio sem fio.
Os pesquisadores concluíram também que está aumentando o interesse por recursos como cancelamento de ruído, muito útil nas transmissões ao vivo, inclusive em atividades profissionais. Outro dado apurado é a facilidade de integração dos fones com outros aparelhos, via sensores de proximidade. “Novas tecnologias estão melhorando a experiência de uso dos fones”, explica uma das coordenadoras do trabalho, Zlata Jelisejeva, citando como exemplo os recursos para deficientes auditivos. “Em breve, os fones serão compatíveis até com relógios smart, dispensando em muitos casos o uso do celular”, acrescenta.
Clique aqui para ver nossa seção dedicada aos fones de ouvido.
FONTE: Futuresource
Temas relacionados:
Como são gravados os arquivos de alta resolução de áudio
Consumidores assistem vídeo e TV 30 horas por semana
Quem ganha e quem perde com a Amazon no Brasil
Apple também prepara seu serviço de streaming de filmes