A Microsoft anunciou que a nova versão do console Xbox One X, recém-lançada no mercado americano, será compatível com a atualização 2.1 dos conectores HDMI. Essa especificação permitirá no futuro a reprodução de conteúdos em resolução 4K na frequência de 120Hz (atualmente só é possível em 30 e 60Hz), além de 8K60 e até 10K.
Embora ainda não existam TVs nem projetores com esse tipo de conector, o HDMI Forum, entidade que regula as normas do padrão, informou que o lançamento da Microsoft pode abrir novas perspectivas. O novo console é compatível com dois dos principais avanços contidos no HDMI 2.1:
*VRR (Variable Refresh Rate), que ajusta automaticamente a taxa de renovação da tela de acordo com as especificações gráficas do jogo; e
*ALLM (Auto Low Latency Mode), que faz o chaveamento automático do TV para o “modo Game” durante o processamento do sinal, evitando atraso nos comandos (input lag).
Segundo a Microsoft, esses recursos poderão ser ativados nos consoles Xbox One X com uma atualização de firmware. Já com o novo modelo – que nos EUA tem preço sugerido de US$ 499 – o usuário poderá também acessar conteúdos de vídeo 4K sem compressão usando cabos HDMI categoria Ultra High Speed, com taxas de transferência de 48Gbps, três vezes mais alta que a atual.
FONTE: Commercial Integrator
Temas relacionados:
Versão poderosa do Xbox é solução para o Blu-ray 4K?
Cabos HDMI: saiba quando é hora de trocar
Extensores HDMI via IP da MuxLab levam sinal 4K até 100m
Solução em HDMI via IP pode distribuir sinais para milhares de TVs