Atentas à demanda do mercado brasileiro atual, algumas das principais distribuidoras do país começam a lançar sistemas de controles acessíveis e com características de instalação e uso mais simplificadas em relação a uma automação avançada. A Disac, por exemplo, é uma das que decidiram ampliar a linha de soluções compactas. Através da marca 2E, criada em 2010 e já reconhecida também por oferecer caixas de embutir, cabos e acessórios, a empresa traz as suas revendas módulos relê, dimmer, gateway e pulsador. A finalidade é comandar iluminação, cortinas e motores de forma simples, porém, sofisticada, por meio de smartphone e tablet iOS e Android.
Para controlar todas as funcionalidades através do App 2E é o gateway GT-IP quem faz essa “ponte” entre os módulos de relé, dimmers e pulsador na comunicação com a rede local TCP/IP. Esse mesmo módulo permite ainda integração com sistemas avançados da Control4, o que amplia a quantidade de recursos na automatização de áudio, vídeo, segurança, comunicação e climatização, transformando a casa em um lar totalmente inteligente.
Na linha 2E Lighting está o dimmer D4-ES para controlar até quatro circuitos e armazenar 64 cenas de iluminação. Com oito entradas de pulsadores ou sensores, o módulo pode ser instalado em quadros de controle padrão DIN, pois trabalha com fonte de alimentação externa, minimizando o risco de queima do equipamento. O módulo relê tem a mesma capacidade de memorização de cenas, entradas de pulsadores (ou sensores) e alimentação externa, embora comande até oito circuitos de iluminação, motores ou demais cargas.
Já o módulo pulsador P8-EL, indicado em instalações onde há dificuldade na passagem de cabeamento elétrico, possui oito canais digitais híbridos de entrada, ideal para conectar leds de sinalização (status) dos canais de saída dos módulos relê e dimmer. Todo o sistema é configurado via aplicativo e utiliza cabeamento comum de conexão RS-485.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / Disac