Mesmo para quem não é tão fã de graves poderosos sabe que ter home theater sem um subwoofer de alto desempenho é algo impensável nos dias de hoje. Seja na reprodução de filmes ou shows, é preciso uma caixa dedicada que responda com maior vigor e pressão sonora grande parte das trilhas abaixo de 100Hz, complementando o impacto e realismo das cenas e programas musicais. Neste sentido, a americana GoldenEar oferece uma linha com três subwoofers equipados com amplificador acima de 1000W e uma concepção diferenciada de projeto, mas semelhante à adotada nas caixas acústicas torre Triton, com woofer ativo, do próprio fabricante (mais detalhes aqui).
Na série ForceField os subs são produzidos a partir de gabinetes rígidos e selados com paredes não paralelas, que minimizam ondas estacionárias e distorções, e radiador passivo para subgraves. Apelidado de Quadratic-shaped, esse tipo de driver plano – sem conjunto magnético e montado na parte inferior do gabinete – é sintonizado com o woofer principal (front-firing) de longa excursão e baixa distorção. Assim, acredita a GoldenEar, é possível unir as qualidades de subwoofers compactos, como a habilidade de reproduzir em alto volume, e de subs grandes, incluindo alta saída para respostas mais extensas.
Ainda segundo o fabricante, os amplificadores acompanham processadores digitais (DSP) para otimizar a resposta de frequência, reduzir distorção e evitar danos. Mais sofisticado, o ForceField 5 é projetado com amplificador de 1500W para alimentar o falante frontal de 12”. Este é capaz de excitar o radiador passivo inferior de 13”x15” visando respostas de frequências de até 12Hz. As dimensões do gabinete ficam em torno de 38cm. Todos possuem entrada direta LFE, terminais de nível de caixas, além de pés de apoio feitos com material que absorve energia mecânica e garante estabilidade ao gabinete.
Distribuição no Brasil: M2Play
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / GoldenEar