Um grupo de executivos coreanos esteve em São Paulo esta semana para o Samsung Technical Summit. Essa é uma série de encontros – organizada também em outros países – que visa explicar e disseminar a tecnologia de TVs 8K. Liderados por Simon Lee, líder da área de Visual Displays da empresa, eles fizeram palestras e demonstrações para jornalistas e revendedores especializados, a propósito desse produto que, por enquanto, é exclusivo da Samsung no Brasil.
“É muito importante esse contato para podermos detalhar os reais benefícios do 8K”, comentou Lee. “Sabemos das preocupações de todos em relação à falta de conteúdos nessa resolução. Nem todo mundo consegue perceber de início as vantagens. Então, é nosso papel ouvir e explicar”. Em maio, Lee participou nos EUA da conferência anual Display Week, da SID (Society for Information Display), onde apresentou novos estudos da Samsung sobre displays em geral, e particularmente os modelos 8K.
A Samsung foi a primeira fabricante a lançar um TV 8K no mercado internacional, em outubro passado, e acaba de trazer ao Brasil o modelo Q900, nas versões de 65” e 82” (veja aqui um vídeo sobre os testes de nossa equipe), além de planejar um modelo de 98” no segundo semestre. “Queremos desmistificar a ideia de que, por ainda haver pouco conteúdo em 8K, o consumidor não pode usufruir dos benefícios desa tecnologia revolucionária”, diz Guilherme Campos, gerente de produto.
Durante os encontros, Lee e sua equipe fizeram várias demonstrações comparando os TVs QLED 8K com modelos 4K e também com exemplares OLED da concorrente LG. A linha Q900 traz o mais avançado processador que a Samsung já produziu (Quantum 8), que utiliza recursos de Inteligência Artificial e Deep Learning para analisar os sinais de áudio e vídeo e melhorar o desempenho do TV. “Conseguimos grandes avanços em itens como ângulo de visão lateral, gerenciamento da luz do backlight e tempo de resposta para aplicações como games”, explica Lee. “O processador também trabalha com dados para aumentar o envolvimento sonoro, além de facilitar a integração com dispositivos móveis”.
FONTE: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
Samsung inicia vendas de TVs 8K no Brasil
Nos EUA, TVs 8K já têm disputa por preço mais baixo