Considerado um dos dispositivos de streaming mais importantes da atualidade, o Google Chromecast, que está em sua segunda geração, acaba de ser lançado oficialmente no Brasil e já está à venda em lojas e magazines em todo o país pelo preço sugerido de R$ 399. A convite do Google, nesta segunda-feira (02) nossa equipe esteve na sede da empresa, em São Paulo, para conferir a novidade. Assim como a primeira versão disponível no mercado desde junho de 2014 (veja teste completo na edição 238), o novo Chromecast permite transmitir o conteúdo reproduzido no smartphone diretamente para um TV ou projetor com entrada HDMI, por meio de uma rede Wi-Fi.
Além do design circular que integra extensor HDMI, a segunda geração do Chromecast incorpora, pelo menos, quatro tipos de melhorias na parte técnica. Segundo o Google, o dispositivo passa a ser compatível com tecnologia dual band, operando nas frequências de 2,4 e 5GHz, e o protocolo de comunicação 802.11ac. Um sistema adaptável de três antenas internas controladas por um algoritmo garante que o chip Wi-Fi esteja sempre usando a melhor frequência em qualquer ambiente, mesmo aqueles em áreas densamente povoadas, como condomínios de prédios.
O Google anunciou ainda o lançamento do Chromecast Audio (R$ 399). Trata-se de uma versão de visual idêntico, mas dedicada ao streaming de músicas, notícias e podcasts para sistemas de áudio mais antigos, ou recentes que não acessam a internet. Com isso, é possível combinar diversos aparelhos e transmitir som para vários ambientes; ou, se o usuário assinar mais de um serviço de streaming, como Google Play Música, Spotify ou Deezer, enviar sinais distintos a equipamentos mantidos em cômodos diferentes da residência. Neste caso, a conexão do Chromecast Audio deve ser feita através de conector P2 – com cabo de 3,5 milímetros. Cabos adaptadores para RCA e óptico são vendidos à parte.
Pesquisas feitas pelo Google revelam a importância do mercado brasileiro. Hoje, o país é o terceiro em usuários do Chromecast e tempo de uso no mundo, sendo que nos últimos 12 meses o número de pessoas utilizando o produto cresceu 2,5 vezes, enquanto o período de acesso subiu 50%.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / Google