A Oppo Digital, fundada na China e atualmente com sede em Mountain View, na Califórnia, produz alguns dos Blu-ray players mais admirados pela crítica especializada e até por audiófilos. Entre esses está o modelo universal BDP-105D, que reproduz os principais formatos de alta definição, como Blu-ray (incluindo 3D), Super Audio CD, DVD-Audio, HDCD; e ainda arquivos FLAC, WAV e DSD.
Já disponível no Brasil através da empresa Logical Design, do Rio de Janeiro, o player da Oppo se destaca pela qualidade de construção comumente utilizada como plataforma de referência por algumas marcas high-end (mais detalhes aqui). O aparelho tem funções de pré, por isso entradas digitais óptica, coaxial e USB assíncronas na decodificação de áudio HiRes vindo de computadores e smartphones. Além disso, estágio de amplificação para fones de ouvido e saídas analógicas balanceadas.
Quanto ao circuito de vídeo, o Oppo reúne upscaler 4K combinado à tecnologia Darbee Visual Presence, que valoriza a profundidade e o detalhamento das imagens. E diferente de outros modelos, há duas saídas e duas entradas HDMI, uma padrão MHL, para receber outras fontes de sinal, a exemplo de decoder de TV paga, media streaming etc, e melhorar a definição através do processamento de vídeo do próprio aparelho.
Com conexões Ethernet e Wi-Fi, é possível acessar serviços de streaming – como YouTube, Netflix e Tidal – e conteúdos em servidores e PCs, via comunicação DLNA. Conectores RS-232C e IR permitem o comando da unidade, a partir de sistemas de automação, embora o controle iluminado e o aplicativo venham como opções.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / Oppo Digital